Rolls Royce Wraith – Automóvel mais potente jamais criado pela Goodwood
O Rolls Royce Wraith, ou “Espectro” para os amigos, é o automóvel mais potente jamais criado pela marca de Goodwood.
Com 623 cavalos e 800 Nm de Torque é mais potente que um McLaren Mp4 ou um Mercedes SLS AMG. Despacha os 100 km/h em 4.4 segundos o que para um “bicho” de duas toneladas e meia (2440 kg) é obra!
Mas esqueça isso.
Este carro não precisa de números!
As portas não abrem no sentido esperado, mas é uma questão de hábito e torna a experiência mais “sui generis“. E assim que o rabo descansa nas poltronas de pele macia esquecemos que estamos no Rolls mais “desportivo” (palavra proibida em Goodwood).
É que o “Espectro” é um automóvel de prazeres contidos. A potência, a rapidez e a agilidade estão lá apenas como auxiliar de condução. Permitem diminuir o esforço que é conduzir do ponto A ao ponto B.
O motor ouve-se apenas com o pressionar do “start“, depois cai num suspiro proporcional a um sono profundo. E estamos a falar de 12 cilindros e 6600 cc de cilindrada!


A bordo impera o silêncio. Um silêncio que assegura qualidade e robustez. Estamos isolados do Mundo, num casulo de requinte e qualidade melhor, e mais espaçoso, que muitas salas de estar.
O Wraith é mais que um automóvel, é uma afirmação: silenciosa, bela e requintada! Se o vir passar vai de certo olhar com espanto. Se não o viu, boa sorte para a próxima.
Texto: Gonçalo Bispo
Fotografia: Daniel Golban
Especial agradecimento a Vitoria Correia @vitoriaborbac